ELES COMEÇARAM DO ZERO

Isso é realmente incrível! Eles arriscaram, inovaram, souberam aproveitar as melhores oportunidades e hoje são a prova de que é possível sair do zero e chegar ao sucesso. Nós separamos 3 empreendedores brasileiros, para te inspirar e te ajudar a chegar mais longe.

Geraldo Rufino

Quando criança, Geraldo Rufino catava latas de óleo em aterro sanitário. Hoje, é dono da JR Diesel e fatura mais de R$ 50 milhões ao ano.

Aos sete anos, após a morte de sua mãe, abandonou a escola na 2ª série e só voltou a estudar quando começou a trabalhar no Playcenter, incentivado pelo gerente. Aos 15, comprou seu primeiro carro e, aos 25, já tinha dois caminhões para transportar adubo.

Em 1985 sua história começou a mudar a partir de um desastre. Após um acidente envolvendo os dois caminhões, Rufino desmontou os automóveis e vendeu as peças imediatamente, na tentativa de minimizar seu prejuízo. Foi quando percebeu a oportunidade que estava à sua frente e montou a JR Diesel, especializada em desmanche legalizado de caminhões.

Silvio Santos

Um dos mais famosos e carismáticos empresários brasileiros, Silvio Santos é também um exemplo de sucesso e de superação. Filho de imigrantes judeus, Senor Abravanel nasceu no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.

Aos 14 anos, viu um homem nas ruas do Rio de Janeiro que vendia capinhas de plástico para guardar títulos de eleitor. E em seu primeiro gesto como empreendedor, decidiu fazer o mesmo. Como a repressão da polícia ao comércio ambulante era grande, o jovem Abravanel aproveitava 45 minutos diários para vender sua mercadoria, durante o horário de almoço dos guardas.

Sua voz chamou atenção pelas ruas do Rio, e ele logo foi convidado para fazer um teste na Rádio Guanabara, do qual foi aprovado em primeiro lugar. Mais tarde, começou a trabalhar em uma rádio em Niterói. E foi durante uma de suas travessias na barca que cruzava a Baía de Guanabara, que Silvio teve a ideia de montar um serviço de alto-falantes no transporte.
Sua iniciativa deu tão certo, que algumas barcas passaram a contar com um bar e um bingo.

Em 1958, comprou a empresa de um amigo. Era um sistema de carnês que vendia brinquedos a prazo, chamado Baú da Felicidade. Logo, Silvio ampliou o leque de produtos e começou a vender também carros, casas e eletrodomésticos. Até que, em 1975, ele comprou a então TVS, que mais tarde veio a se chamar SBT.

Luiza Trajano

A pequena Luiza, com seus 12 anos de idade, aproveitava as férias para cuidar da loja de seus tios, em Franca, Interior de São Paulo. Aos 18, foi efetivada por lá até que em 1991 assumiu a empresa. Logo no ano seguinte, quando a internet ainda engatinhava, ela desenvolveu o conceito de lojas virtuais, possibilitando que a Magazine Luiza ficasse conhecida em todo Brasil.

Sempre acreditando no relacionamento com os clientes, apostou em oferecer crédito fácil e rápido, com juros pequenos. Luiza também ficou conhecida pelo empoderamento dos colaboradores e por defender o espaço das mulheres nas empresas. A rede, que adotou o nome de Magalu, hoje tem mais de 700 lojas físicas espalhadas por todo país.

Compartilhe: