OS CARIOCAS SÃO CAMPEÕES MUNDIAIS EM SUBIR E DESCER DO ÔNIBUS

Andar de ônibus tornou-se parte integrante da rotina carioca. Com o baixo custo das passagens e a grande variedade de itinerários, o meio de transporte é hoje o grande queridinho de quem vive na Cidade Maravilhosa.

Mas para andar de ônibus no Rio de Janeiro, é necessário habilidade e agilidade, já que os motoristas não são tão prudentes quanto deveriam. Por isso, se não for capaz de subir e descer do ônibus a tempo, você pode acabar sendo deixado para trás.

E esse fenômeno social aguçou a curiosidade de Ronaldo Balassiano. Ao
investigar mais a fundo o fenômeno, o pesquisador descobriu que o medo de ser deixado para trás fez do carioca um especialista em subir e descer do ônibus. Quando comparados aos londrinos, por exemplo, os cariocas levam 1.84 segundos para subir no ônibus, enquanto os londrinos levam 2.4 segundos.

Ronaldo Balassiano é Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (1977), Mestre em Engenharia de Transportes pela COPPE –
Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Mestre em Planejamento
Energético e Ambiental pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e PhD em Engenharia de Transportes pela University of Westminster (1995). Atualmente é professor Titular da COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Engenharia de Transportes (PET).

Compartilhe: